CURSO CREDIÁRIO E COBRANÇA NA EMPRESA VAREJISTA
OBJETIVO
Proporcionar aos participantes uma visão global de risco de crédito para pessoa física, à vista dos últimos acontecimentos econômicos. Através de exemplos práticos, os profissionais de Crédito e Cobrança terão ferramentas que permitirão avaliar (e evitar) futuras inadimplências. Aprenderão os procedimentos de elaboração do Cadastro, análise de Crédito e Cobrança, em cada etapa e como realizar acordos favoráveis para a empresa no sentido da recuperação do cliente inadimplente. Aplicação dos indicadores de avaliação de desempenho.
PÚBLICO ALVO
Empreendedores, Empresários, Dirigentes e Gerentes do comércio. Vendedores, Telefonistas, Caixas, Estudantes, Professores, Analistas de Crédito, Pessoal de Cobrança, Profissionais de Finanças de Cooperativas, Financeiras, Promotoras de Vendas, Profissionais Autônomos e Representantes Comerciais, Profissionais de SCPC’s e de Entidades de Classe.
CARGA HORÁRIA PARA DECLARAÇÃO DE HORAS: 12 horas.
LOCAL DE REALIZAÇÃO: Auditório da Acirm - Rolim de Moura - RO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Introdução e Conceito. As políticas de crédito e de cobrança das empresas.
- A inadimplência é um CUSTO alto, invisível e muito perigoso.
- Saiba “DEFENDER” o LUCRO da empresa.
- OS OBJETIVOS BÁSICOS DO CADASTRO. INCENTIVANDO O CLIENTE A PAGAR EM DIA.
- O preenchimento correto da ficha cadastral: CADASTRO PRÁTICO
Capacidade de pagamento, experiência de crédito, documentos comprobatórios, localização do cliente, renda e referência de crédito.
- Análise de Crédito: Assalariados, Autônomos, Funcionários Públicos, Profissionais Liberais, Motoristas, Empresários, Donas de casa, Aposentados etc.
- Método de ação dos caloteiros
- Como detectar documentos falsos: Carteira de Identidade e C.T.P.S.
- Como examinar os descontos de INSS e IRRF nos contra-cheques para evitar a fraude.
- Cuidados ao receber cheques. Obrigatoriedade dos bancos de fornecer dados do emitente de cheques sem fundos. Falsificação e golpes com cheques. Descubra as “LINHAS LOUCAS DO CHEQUE”.
- A função do analista: pontos de alerta na análise de crédito.
- Os aspectos que somam e diminuem pontos para a concessão de crédito. Os limites e a liberação de crédito, com ou sem avalista.
- CLIENTES DIFÍCEIS: como agir.
Cobrança: aspectos administrativos e operacionais.
- Perfil do profissional de cobrança.
- Implantação do Diário de Cobrança.
- A cobrança via telefone, abordagem e condutas. A cobrança por carta e cobrador.
- Palavras positivas que agradam e ajudam a cobrar. Técnicas de diálogo.
- Palavras negativas que atrapalham a cobrança.
- Saiba como realizar acordos viáveis e lucrativos para a empresa.
- Falhas no sistema de cobrança. AMIZADE X NEGÓCIOS: como administrar clientes “enrolados”.
- Como calcular juros, taxas conforme o Código de Defesa do Consumidor.
- Anistia – Sua implicação e resultados. DIREITOS DO CREDOR.
- A utilização do SPC e outros serviços para o aumento da eficácia da cobrança.
- O Código de Defesa do Consumidor e suas implicações na venda a prazo e cobrança.
- Índices de inadimplência. Quando e como considerar um cliente incobrável.
- Percentuais aceitáveis de atraso em relação às vendas e aos valores da carteira de crédito.
- Método e avaliação da cobrança (Indicadores).
- COMO FIDELIZAR OS BONS CLIENTES ATRAVÉS DO CREDIÁRIO.
PRINCIPAIS PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS DURANTE OS TRABALHOS:
- A LOJA É OBRIGADA A VENDER A CRÉDITO? E RECEBER CHEQUES?
- O CREDOR É OBRIGADO A ACEITAR ACORDO PROPOSTO PELO CLIENTE INADIMPLENTE?
- O PROCON PODE OBRIGAR A EMPRESA A ACEITAR ACORDO?
- RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA. DIREITOS E DEVERES DO CREDOR
- É PERMITIDO LIGAR PARA O CLIENTE APÓS ÀS 18H?
- QUAL O MELHOR DIÁLOGO COM O CLIENTE INADIMPLENTE?
- QUANDO É OBRIGATÓRIO RETIRAR O NOME DO CLIENTE DO SPC/SCPS/SERASA.
- O QUE A LEI DETERMINA SOBRE CARTAS DE COBRANÇA?
- REGISTRO DO DÉBITO: COMO USAR BEM ESTA FERRAMENTA.
- QUAL A DOCUMENTAÇÃO ADEQUADA PARA FAZER O REGISTRO?
- QUAIS AS PROIBIÇÕES LEGAIS SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE COBRANÇA?
- ATÉ QUANDO A DÍVIDA PODE SER COBRADA?
- QUAIS OS ERROS MAIS COMUNS NA COBRANÇA DE DÍVIDAS?
CONDIÇÕES GERAIS:
Valor para associado: R$60,00
Valor para não associado: R$100,00
Valor para Estudante: R$40,00 (Com declaração de 12 horas)
O Estudante precisa apresentar carteira de comprovação.
Vagas Limitadas
Inscrições até o dia 23/10/2015 – PAGAMENTO NO ATO DA INSCRIÇÃO – A inscrição somente será efetivada mediante pagamento.
Local das Inscrições: Acirm – Falar com Gisele – 69-3442-1950.
Local do Curso: Auditório da Acirm
CRONOGRAMA:
Curso de Crédito e Cobrança para o Varejo (Empresários e funcionários das empresas)
Dia 04/11 – das 19:30 ás 22:30hs.
Dia 05/11 - das 19:30 ás 22:30hs.
Dia 06/11 - das 19:30 ás 22:30hs.
Moacir Carlos Muzzi Machado
(31) 3241.3206 – (31) 9971.3206 Email: mcmuzzi@gmail.com
- Economista (UFMG) e consultor de empresas do ramo comercial;
- MBA em Gestão Estratégica do Varejo;
- Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/SPC/BH) desde 1975;
- Presidente da FCDL-MG no período de 1977 a 1981;
- Diretor da União dos Varejistas de Minas Gerais desde 1982;
- Palestrante das CDLs e AC’s nas áreas de CREDIÁRIO e COBRANÇA, APERFEIÇOAMENTO DE VENDEDORES E DESENVOLVIMENTO GERENCIAL desde 1976;
- Palestrante do Seminário Nacional dos SPC's;
- Palestrante e debatedor das Convenções de Dirigentes Lojistas ;
- Autor dos cursos em vídeo: “ANÁLISE DE CRÉDITO: PREVENÇÃO EFICAZ CONTRA A INADIMPLÊNCIA” E “COBRANÇA E RECUPERAÇÃO DE CLIENTES INADIMPLENTES”
Desenvolvimento de sistemas, cursos e palestras em diversas organizações, incluindo:
WEMBLEY ROUPAS SA, LEROY MERLIN, SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO (SPC BRASIL)REDE FARMÁCIAS INDIANA, REDE FARMÁCIAS CRISTINA, FEDERAMINAS, REDE ANCORA, ACMINAS, CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE BELO HORIZONTE, FEDERAÇÃO DAS CDLS DE MINAS GERAIS,SÃO PAULO, SANTA CATARINA, MARANHÃO, TOCANTINS, PIAUÍ, RONDÔNIA, MATO GROSSO, BAHIA, RIO DE JAINEIRO E ESPÍRITO SANTO, SEBRAE (NACIONAL) , ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE SUPERMECADOS. FUNDAÇÃO CDL.
Experiência nas seguintes áreas:
- REDUÇÃO DE INADIMPLÊNCIA
- ANÁLISE DOCUMENTAL E COMPORTAMENTAL DOS “CALOTEIROS”
- SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CADASTRAIS
- ANÁLISE DE CRÉDITO
- SISTEMAS DE COBRANÇA
- SISTEMAS DE INDICADORES DE INADIMPLÊNCIA
- PLANEJAMENTO E GERÊNCIA DE EQUIPE DE VENDAS
- GESTÃO DE PROJETOS
- GESTÃO DE CUSTOS
- AMINISTRAÇÃO DE ENTIDADES DE CLASSE
Serviços Desenvolvidos:
- Desenvolvimento de sistemas de financiamento de vendas no varejo
- Implantação de sistemas de cadastramento de clientes
- Desenvolvimento de sistemas de análise de crédito com treinamento de pessoal
- Técnicas de fidelização de clientes
- Implantação de processamento de cobrança
- Implantação e gerenciamento de indicadores de inadimplência
- Implantação de sistemas de gestão de custos do varejo
- Cursos em vídeo c/ manual: “Análise de Crédito: prevenção eficaz contra a inadimplência” e “Cobrança e recuperação de clientes inadimplentes”
- Saneamento financeiro de associações e entidades de classe
- Organização e coordenação de seminários sobre Serviço de Proteção ao Crédito
- Planejamento de vendas e treinamento de vendedores
- Desenvolvimento de sistemas de avaliação do desempenho profissional
- Planejamento, implantação e administração da Fundação CDL.
- Administração do programa Cidadania Digital (Ministério de Ciências e Tecnologia.