PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

sexta, 09 de outubro de 2015

10 DE OUTUBRO PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Prevenção do Câncer de Mama

O Câncer de mama tem cura

O câncer de mama tem cura, previna-se. Fique de olho e mate no peito esta doença! E diagnosticando-se cedo, o tratamento é geralmente fácil, sem implicar na retirada total das mamas. Mas se isto for necessário, a reconstrução plástica das mamas fornece excelentes resultados.

As estratégias de atuação para a prevenção do câncer de mama podem ser classificadas em dois tipos: as que visam evitar a sua formação (prevenção primária), e as que têm por objetivo sua detecção precoce (prevenção secundária).

Prevenção primária

Prevenção secundária ou detecção precoce

Rotina para diagnóstico precoce do câncer de mama

Técnicas de auto-exame de mama

Prevenção primária

Em termos de prevenção primária, devem ser lembradas,em primeiro lugar, as medidas mais simples, dietéticas e comportamentais, que valem a pena ser estimuladas. Deve-se evitar obesidade, sedentarismo, alimentos gordurosos e ingestão alcoólica em excesso.

Casos especiais, de alto risco para câncer, pode merecer, uso de medicamentos preventivos como o tamoxifen, que antagoniza a ação do estrogênio, ou a retirada da glândula mamária, com inclusão de prótese de silicone. Estas medidas, não devem ser rotina, porque tem vantagens e desvantagens, mas são alternativas válidas para certos casos, e ser recomendadas apenas depois de detalhadas explicações obtidas com médicos especialistas.

Prevenção secundária ou detecção precoce

Estima-se que desde a primeira divisão celular anômala até um nódulo palpável de um centímetro, que corresponde a um bilhão de células tumorais, exista um intervalo aproximado de 10 anos. Nesse período, o melhor método com ação comprovadamente eficiente como "screening" é a mamografia de alta resolução. A orientação atual, que deve ser seguida em condições ideais de recursos para a assistência à saúde, é a mamografia anual a partir dos 40 anos de idade, tendo sido feito um exame basal prévio aos 35 anos.

Na fase pré-clínica de neoplasia, de tumores detectados pela mamografia, as taxas de cura são de quase 100%, e essa deve ser a motivação maior para estimular as mulheres a fazer uma mamografia de rotina.

O exame físico das mamas realizado por médicos ou paramédicos treinados é também eficiente, permitindo o diagnóstico precoce de tumores com um ou mais centímetros de diâmetro. O auto exame das mamas, realizado pela própria paciente mensalmente após a menstruação, identifica nódulos a partir de dois e três centímetros de diâmetro, e deve ser também ensinado e praticado, especialmente em nosso meio, em que a maior parte da população não tem acesso a mamografia.

Rotina para diagnóstico precoce do câncer de mama

Mamografia:

  • * basal aos 35 anos;
  • * anual depois dos 40 anos.

Exame físico por médicos ou enfermeiros:

  • * anual depois dos 30 anos.

Auto-exame de mamas:

  • * mensal depois dos 30 anos.

Faça um auto-exame mensal

Após os 40 anos, faça mamografia regularmente, pois o câncer de mama tem cura. Quando detectado no início, o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90% e quase sempre não é preciso retirar toda a mama, e sim apenas parte dela. Mas, caso seja necessário, a reconstrução imediata por meio de cirurgia plástica oferece excelentes resultados.

O câncer de mama tem cura, mas você têm que fazer a sua parte. Previna-se.

Se você tem idade superior a 30 anos faça o auto-exame mensalmente e tenha suas mamas examinadas por médicos ou enfermeiros uma vez por ano. A partir dos 40 anos faça a mamografia regularmente.

Como fazer o auto-exame:

  • 1. Em pé, em frente ao espelho e observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.
  • 2. Em pé, em frente ao espelho, levante os braços e observe se com o movimento aparecem alterações de contorno e superfície das mamas.
  • 3. Deitada, com a mão direita apalpe a mama esquerda. Faça movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas dos dedos.
  • 4. Deitada, com a mão esquerda apalpe a mama direita. Repita deste lado os movimentos circulares apertando levemente com as pontas dos dedos.
Fonte: SBM

Galeria de Fotos